Pinto lança primeira pedra para obra de vulto na Trindade
No dia em que completou 77 anos de vida, 5 de Agosto, o Presidente da República lançou a primeira pedra para a construção de um complexo habitacional que vai dignificar Trindade, capital do distrito de Mé-Zochi como a segunda maior cidade da ilha de São Tomé.
O projecto financiado pela empresa com sede em Angola, PROCONGEC, vai transformar o actual parque da cidade da Trindade, num complexo habitacional composto por 52 habitações do tipo T1 e T2, campos de jogos, espaços comerciais com mais de 16 lojas, jardins e outras unidades de lazer.
O Presidente da República, registou o momento. «É a primeira vez que ponho a primeira pedra no dia em que eu nasci. Creio que essa primeira pedra vai nos permitir mudar a face aqui da Trindade. Trindade está bem situado em Mé-Zochi, e precisamos de uma cidade mais alegre, mais cidade», declarou o Chefe de Estado.
Segundo Pinto da Costa, a vontade das autoridades nacionais é modernizar não só Trindade, mas também outras capitais distritais do país. «Dia 5 de Agosto é o dia de sorte e espero com certeza que esse empreendimento tenha tanta sorte como eu tenho tido», acrescentou o Presidente da República.
O grupo IPA com sede em São Tomé, criado após a primeira visita de Pinto da Costa a Angola, com a finalidade de atrair investimentos privados para o mercado são-tomense, conseguiu convencer a empresa PRECONGEC, a desenvolver o projecto habitacional no coração da cidade da Trindade.
Baltazar Afonso Presidente do Conselho Executivo da IPA, detalhou os objectivos da instituição, que nasceu após a visita de Pinto da Costa a Angola. «Esse empreendimento surge de um projecto que o grupo IPA apresentou a São Tomé no âmbito da visita do Presidente da República a Angola. A IPA tem mobilizado investimentos para o país. Esse é um dos projectos. Como sabem no mesmo quadro está o projecto da UNITEL, outros projectos de construção, imobiliária, etc», explicou, o chefe da IPA em São Tomé.
Baltazar Afonso, deu sustentação as palavras do Presidente da República, sobre a intenção de disseminar tais investimentos estruturantes aos outros distritos do país. « O Projecto é para ser repetido em várias fases e modelos para todos os distritos do país. A intenção é desenvolver a partir do interior, com construções de natureza económica, através da mobilização de investimentos privados», pontuou o Presidente do Conselho Executivo da IPA.
A primeira pedra foi lança, no meio da manifestação pacífica dos proprietários das barracas do parque da cidade da Trindade, que apoiam o projeco da IPA em colaboração com o Presidente da República, mas contestam as acções do Presidente da Câmara de Mé-Zochi Nelson Carvalho acusado publicamente pelos manifestantes de querer «passar-nos a perna», diziam os manifestantes a respeito do pagamento da indemnização.
Emanuel Said Administrador da empresa PROCONGEC, marcou presença na cerimónia, e manifestou interesse em ver o espaço completamente livre dentro de 60 dias., para o início das obras. O valor do investimento da Procongec para transformar o actual parque da cidade da Trindade num pólo de desenvolvimento social e comercial, não foi divulgado.